quinta-feira, 30 de abril de 2020

Pinos do Transistor

Em cada uma das camadas que formam o transistor é conectada a um terminal / pino que permite a interligação da estrutura do componente aos circuitos eletrônicos.







A camada central é denominada de base, sendo representada pela letra B. Uma das camadas externas é denominada de coletor, sendo representada pela letra C e a outra, camada externa é denominada de emissor, representada pela letra E.

O transistor possui três terminais: coletor, base e emissor.



 Embora as camadas referentes ao coletor e ao emissor de um transistor tenham o mesmo tipo de dopagem, elas diferem em dimensão geométrica e no grau de dopagem, realizando portanto funções distintas quando o componente é conectado a um circuito eletrônico.



SIMBOLOGIA

O que difere nos símbolos é a seta do Emissor, em um sentido indica corrente drenada e outro sentido indica corrente servida, vamos ver mais detalhado mais a frente.



Todo transistor tem Coletor, Emissor e Base, mas fisicamente seu encapsulamento (formato) e a ordem dos pinos são bem variados, por isso temos que checar o Datasheet (manual do fabricante) de cada componente.

Tem transistor que os pinos são: 1C 2B 3E, 1E 2B 3C, 1B 2C 3E...


Por exemplo não há pinagem padrão para os encapsulamentos tipo TO-92. Os americanos usam a pinagem da EBC, enquanto os japoneses usam a pinagem do BCE e alguns dispositivos de RF (rádio Frequência) usam a pinagem da BEC.






Os encapsulamentos podem variar bastante, conforme a necessidade de dissipação de calor, geralmente os transistores de uso geral com pouca potência de dissipação são feitos no encapsulamento TO - 92. Tem encapsulamento que é todo de epóxi ou plástico, outros de epóxi com um dissipador de alumínio, outros todo metálico, outros totalmente isolados... depende também do meio que o transistor ficará exposto






Bons estudos...      Josiley Braz

Nenhum comentário:

Postar um comentário