sábado, 25 de abril de 2020

Relé


É um interruptor eletromecânico. A movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo magnético que por sua vez atrai a parte móvel responsável pela mudança do estado lógico dos contatos de saída, e assim que acaba o campo magnético os contatos retornam a posição inicial com o auxílio de uma mola.







A1 e A2 são os pinos da bobina, C é o pino do contato comum e NA e o pino do contato Normalmente Aberto, ou seja, sem magnetização nenhuma o estado do pino é aberto não passa corrente.




Nesse modelo, a parte de magnetização e idêntica ao anterior, porém a pinagem de comutação teve um acréscimo o pino NF que significa normalmente fechado, ou seja, sem magnetização há condução do pino comum para o normalmente Fechado. Quando a bobina fica magnetizada e atrai a parte móvel há uma mudança de estado dos pinos: o pino NA normalmente aberto se fecha, o normalmente fechado NF se abre. Com a desmagnetização da bobina os pinos retornam ao seus estágios anteriores.




Qual as vantagens do Relé



- Os relés podem trabalhar com tensões diferentes ao mesmo tempo, enquanto sua bobina usa 12Vcc para comando os contatos podem usar 220Vca para a carga.
- Os relés prologam a vida útil dos interruptores.
- A bobina do relé pode trabalhar com corrente continua e/ou corrente alternada, depende da fabricação.
- Os circuitos transistorizado podem comandar os relés e eles comandam correntes alternadas, sinais de dados, níveis diferentes de tensões ...
- Os relés possibilitam uma comutação de potência para diversas logicas.



EXEMPLOS DE RELÉS

Existem uma variedade enorme de relés, cada um conforme a sua aplicabilidade. 



Relé automotivo 12Vcc    Relé para eletrônica 6~24Vcc   Relé industrial 220Vca
Quando os reles são utilizados para grandes correntes e/ou mais de uma fase passam a ser chamados de contatores, chaves magnéticas, são semelhante aos relés diferem basicamente na robusticidade. 





                                                              
                                                                Bons estudos...    Josiley Braz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário