sexta-feira, 1 de maio de 2020

Sensores que estudaremos


Existem uma gama muito grande de sensores e aplicações, porém vamos estudar os mais recorrentes e usuais.


Resistor Dependente de Luz


O LDR, Resistor Dependente de Luz, é um Foto resistor também chamados de LDR, ele varia a resistência de acordo com a luz incidente sobre face. Quanto mais claro, menor é a sua resistência, a variação é de 1,5 a 5kΩ. São usados em circuitos sensíveis a iluminação como sistema de iluminação externa, sensores óptico, fim de curso óptico.

O LDR é construído a partir do silício com elevada resistência elétrica. Quando a luz incide sobre o semicondutor com frequência suficiente os fótons acertam as estruturas e libertam elétrons para a banda condutora que irão melhorar a sua condutividade, assim diminuem a resistência elétrica do componente.





Diodo retificador IN4148

É um diodo retificador que já estudamos anteriormente, porém agora vamos usá-lo como um sensor de temperatura simples. Não é de grande precisão, porém é um componente barato de fácil aquisição e utilizado em muitos circuitos eletrônicos que necessitam de atuação.

O diodo polarizado inversamente tem uma resistência altíssima, já polarizado diretamente tem uma resistência aproximadamente de 1400Ω, a qual diminuí conforme o componente recebe calor do meio externo, dessa maneira podemos usar essa característica a nosso favor.



Sensor de temperatura LM 35
O LM 35 é um sensor de temperatura que apresenta uma saída de tensão linear relativa à temperatura em que ele se encontrar no momento em que for alimentado por uma tensão de 4-20Vdc e GND, tendo em sua saída um sinal de 10mV para cada Grau Celsius de temperatura

Ele tem uma faixa de temperatura de –55ºC à 150ºC é apresentado com vários tipos de encapsulamentos, sendo o mais comum o TO-92, que mais se parece com um transistor, e oferece ótima relação custo benefício, por ser o mais barato dos modelos e propiciar a mesma precisão dos demais. A grande diversidade de encapsulamentos se dá devido à alta gama de aplicações deste integrado.



Sensor Magnético Switch



É um pequeno bulbo alongado de vidro com duas laminas de materiais ferromagnético, que ao serem atravessadas por linhas magnéticas se deformam fechando ou abrindo os contato, o que dependerá do tipo da fabricação do sensor “contato aberto ou fechado”.







Externamente os dois modelos, normalmente aberto e o normalmente fechado, são idênticos, porém o normalmente aberto ao perceber uma sensibilização magnética fecha os contatos possibilitando assim a passagem de corrente elétrica, já o normalmente fechado abre os contatos. Dependendo da transparência do vidro do bulbo dá para ver os contatos se movendo.


Foto diodo

O Fotodiodo é um dispositivo semicondutor que converte luz em corrente elétrica é um tipo de fotodetector ele pode gerar micro corrente ou liberar a passagem da corrente elétrica dependendo da forma que é ligado. Se parece fisicamente com um led cristal, porém se for energizado não acontece nada. Difere do LDR pela rapidez na interpretação de luz e variação da resistência.






Foto transistor


O fototransistor funciona como um fotodiodo, mas com uma sensitividade muito maior à luz e com ajuste do controle, pois os elétrons que são gerados pelos fótons na junção da base-coletora são aplicados dentro da base, a sua corrente é então amplificada pela operação do transistor. Entretanto, o fotodiodo tem tempo de resposta menor do que o fototransistor.




Bons estudos...            Josiley Braz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário