O diodo é um componente eletrônico composto por materiais semicondutores tipo p e n, é um componente polarizado. Na polarização direta ele conduz pois a barreira de depleção fica finíssima possibilitando a passagem de elétrons do catodo para o anodo.
Na polarização inversa ele não conduz pois a barreira se alarga e impede a passagem dos elétrons
Obs.: Para confirmar o perfeito estado do diodo ele deve ser testado diretamente e indiretamente
Diodo Real
Até aqui estudamos o diodo como um componente perfeito, porém no diodo real é um pouco diferente, quando polarizado diretamente o diodo conduz e tem uma resistência interna característica do material. A resistência média de um diodo gira ±1400Ω, depende da especificação do fabricante do componente.
Quando polarizado inversamente dizemos que não conduz, porém existe uma micro corrente chamada de corrente de fuga, se a tensão for muito elevada acima dos paramentos do fabricante a barreira pode romper e o diodo passará a conduzir inversamente, ou seja, nos dois sentidos.
Outro fator que pode danificar a barreira é o aumento da temperatura, seja ela pelos fatores externos ou pela corrente de trabalho estar acima da estipulada pelo fabricante.
Gráfico de condução
Gráfico da polarização
O gráfico mostra claramente quando o diodo está polarizado diretamente a tensão vai aumentando até romper a barreira .
Quando polarizado inversamente a corrente de fuga está em uma escala micro e depois vai aumentando até romper a barreira de forma inversamente e a corrente cresce significativamente.
Bons Estudos... Josiley Braz
Nenhum comentário:
Postar um comentário