Em circuitos eletrônicos as associações série e paralelo entre componentes são bastante utilizadas. Já em instalações elétricas prediais e industriais, as cargas basicamente são ligadas em paralelo com a rede de alimentação.
ASSOCIAÇÃO SÉRIE
Em uma associação em série, a resistência equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior valor da associação.
A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação série é sempre a mesma E SÓ TEM UM CAMINHO:
I(Total) = I1 = I2 = I3 = I4 ...
Enquanto que a tensão da fonte se divide entre os resistores do circuito:
V = V1 + V2 + V3 + V4 ...
Esse tipo de circuito é muito utilizado em pisca-pisca de natal, onde várias lâmpadas de baixa tensão são ligadas em série até atingir a tensão da rede, o inconveniente desta ligação é que se uma das lâmpadas se queimar, ela abre o circuito e todas param de acender.
ASSOCIAÇÃO EM PARALELO
Em uma associação em paralelo, a tensão em todos os resistores é igual e a soma das correntes que atravessam os resistores compõe a corrente total.
A tensão é a mesma em todas as lâmpadas, ou seja, em uma residência cada carga é independente da outra, se a lâmpada do banheiro queimar a da cozinha funcionará normalmente. Todas tomadas fornecem a mesma tensão elétrica assim como os bocais para lâmpadas.
Instrumentação
Usaremos um galvanômetro, mais o que é galvanômetro?
Conforme ligarmos o galvanômetro ele desempenhara um papel e nos informará características do circuito que está conectado.
Para medir:
Corrente elétrica: Amperímetro (galvanômetro em serie).
Bons Estudos.... Josiley Braz
Bons Estudos.... Josiley Braz
olá Josiley, aquí é o paulo,gostei muito do seu trabalho, me ajudou muito. Gostaria que postasse um trabaho sobre dimensionamento de resistores em serie ,paralelo e misto para dividir tensão e corrente para uma carga. abraços.
ResponderExcluir