Introdução
Motores de passos são dispositivos eletromagnéticos, semelhante a
um motor elétrico comum, difere no fato do
motor de passo girar passo a
passo, como o próprio nome diz. Os motores de passo não giram continuamente
simplesmente pelo fato de energizarmos suas bobinas, para que o motor de passo
possa funcionar e necessário um drive programado especificamente e para ter o controle em tempo
real somente através de softwares com drive.
Motores de passos são
encontrados em diversos aparelhos onde a
precisão é importante. São usados em larga escala em impressoras, plotters,
scanners, discos rígidos, tornos CNC, automação industrial e muitos outros
aparelhos. O motor de
passo foi inventado em 1936 por Marius
Lavet, um engenheiro francês o qual desenvolveu o princípio do motor de passo. Estudou na Supélec, a Escola Superior de Energia
Elétrica, escola francesa privada de engenharia e sua invenção
está consagrada na patente francesa FR823395.
Existem
vários modelos de motores de passos disponíveis, cada um conforme sua
utilização.
Tarjeta de Identificação = Geralmente no motor de passo vem uma tarja latera escrita ou grafada no próprio corpo metálico: Código do fabricante, Marca, Tensão, Corrente e Ângulo, não necessariamente nesta ordem. VEJA:
Normalmente
as características relevantes para especificar os motores de passo são: Torque, Ângulo de cada passo, Tensão,
Corrente, Unipolar ou Bipolar.
Torque = “ é o momento
de alavanca perpendicular à força que o eixo do motor
disponibiliza ao girar ” os motores vem com esse dado quando o escolhemos para
nosso projeto e através da combinação que fazemos com suas bobinas pode se
elevar esse torque, ou seja, dar mais força ao motor.
Ângulo de cada passo = O motor é construído
conforme a necessidade, sua precisão ao girar e parar está no ângulo. Imagine
uma circunferência dividida em 360 partes então teremos 360°/ 360 = 1°, que
significa que nosso motor tem passo de 1°, se fosse necessário girar 30° então
esse motor teria que dar 30 passos.
Também podemos calcular quantos passos são necessários para dar
uma volta. Um motor de 5°, por exemplo, é só dividir a circunferência pelo ângulo.
360°/ 5° = 72 passos para completar uma volta.
Tensão, Corrente =
normalmente os motores vem com a tensão e corrente escrita no seu corpo, já a
resistência em alguns. Através das relações pode se determinar alguma grandeza
que esteja faltando. Isso é importante, pois determinará o drive e a fonte a
ser utilizada.
Motor de passo Unipolar = apresenta uma derivação central (Center tape) entre o enrolamento de duas bobinas.
Motor de passo Unipolar = apresenta uma derivação central (Center tape) entre o enrolamento de duas bobinas.
Motor de passo Bipolar = não
apresenta a derivação central entre o enrolamento de duas bobinas.
Entretanto, o circuito para controlar este tipo de motor é mais complexo do que o unipolar. As vantagens do bipolar estão em apresentar um torque maior e tamanho reduzido
ELUCIDAÇÃO
MAS AFINAL
O QUE ISSO QUER DIZER? UNIPOLAR E BIPOLAR.
Vimos
que os unipolares (um só polo) têm derivação central em suas bobinas, pois bem, esse Center Tap
recebe positivo “+” e o
negativo é chaveado pelo o drive nas extremidades da bobina, e assim permanece
mesmo que mude o sentido de rotação. Não tem nada a ver com polos
magnéticos.
Nos bipolares fica mais complexo, apesar de termos
somente duas bobinas consequentemente quatro fios, é no drive que as comutações
sofisticam...
A bobina
que no primeiro ciclo recebe (+ -), no segundo ciclo já receberá - +, e assim vai invertendo sem
parar, por isso o nome bipolar, pois sua bobina recebe os dois polos (+ -), sendo um por vez.
Os
motores de passo têm uma vantagem em relação aos demais motores, pois eles não
precisam de manutenção. Sua maior desvantagem está no fato de não trabalhar em
alta velocidade como os motores DC, pois quando
a velocidade de transição dos passos é alta corre o risco do motor
entrar em ressonância ( vibrar, zumbir e não girar).
Boa
Sorte... Josiley Braz.
Fim.
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